Ministros presos em Libreville por crimes económicos
Quatro ministros foram detidos ontem em Libreville, a capital gabonesa, na sequência de uma longa audição diante dos juízes de instrução no quadro de um inquérito anti-corrupção de grande envergadura, anunciou a Pana.

P U B L I C I D A D E

P U B L I C I D A D E

Estes ministros são acusados de crimes económicos e branqueamento de capitais em grupo organizado. Com efeito, os juízes de instrução estabeleceram a culpabilidade em crimes de delapidação do dinheiro público. Desde o lançamento da operação “Mamba 2”, depois da “Escorpião”, os principais presumíveis culpados estão na mira da Justiça pelos mesmos delitos.


Até 2 de Dezembro, data da nova remodelação governamental, Brice Laccruche Alihanga era ministro encarregado do Acompanhamento da Estratégia do Investimento Humano e Objectivos de Desenvolvimento Sustentável no Governo de Nkoghe Bekale IV. Por seu turno, Roger Owono Mba era o ministro da Economia, Finanças e Solidariedades Nacionais.


Quanto a Emmanuel Norbert Tony Ondo Mba e Noel Mboumba, eram respectivamente ministro da Energia e Recursos Hidráulicos e ministro das Minas, Petróleo, Gás e Hidrocarbonetos. Na Quinta-feira, um quinto ministro, Justin Ndoundangoye, inicialmente encarregado dos Transportes e Equipamento, foi apresentado aos juízes.

JA

REAÇÕES

3
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0