Melhor professor do mundo é africano e doa 80% do salário
Peter Tabichi tem 36 anos de idade, dá aulas no Quénia e este domingo venceu o prémio de melhor professor do mundo de 2019, pela Global Teacher Prize, tendo recebido como prémio 1 milhão de dólares, não só pela sua dedicação à docência bem como na aposta em melhorar a vida das famílias na sua comunidade, principalmente aos jovens.

Tabichi ensina matemática e física numa escola localizada numa zona remota do Quénia e doa 80% do salário aos alunos mais pobres. Sem o dinheiro doado pelo professor, a maioria dos alunos não conseguia ter acesso a material escolar.

“Esse prémio não é um reconhecimento a mim, mas sim aos jovens desse grande continente que é a África. O Global Teacher Prize diz a eles que eles podem fazer qualquer coisa. O dia é uma criança e há uma nova página a ser escrita. É a hora da África”, disse o professor quando recebeu o prémio.

No discurso de agradecimento, Peter Tabichi sublinhou que "os professores têm importância" e que "ser professor é uma profissão nobre".

"Os jovens de África não voltarão a ser travados por baixas expetativas", afirmou.

O Global Teacher Prize é um prémio anual de 1 milhão de dólares concedido pela Fundação Varkey a um professor que contribuiu de maneira notável para a profissão.

Fonte: MED

REAÇÕES

8
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0