Meio milhão de angolanos sofre de surdez
Meio milhão de pessoas em Angola, é o número estimado de surdos, entre crianças, jovens e adultos, segundo afirmou hoje, sexta-feira, Joaquim Baptista, secretário de Estado para o ensino técnico profissional.

A surdez é uma deficiência que se apresenta aproximadamente em uma a três de cada mil pessoas no mundo, independentemente da cor da pele, sexo, idade ou zona geográfica, por várias causas.

O responsável, que discursava na abertura da Conferência de um dia sobre “Língua Gestual Angolana”, lamentou o facto de ser um grupo bastante considerável, que pode estar privado de benefícios na assimilação de conhecimentos, da cultura e de uma preparação para a vida, pela existência de barreiras na comunicação.

Acrescentando que por isso, sem sombra de dúvida, neste grupo populacional está concentrada a maior percentagem de pessoas analfabetas e com dificuldades para atingir uma integração e inserção social adequadas, sendo o género feminino o que apresenta maiores dificuldades.

Por essa razão, fez saber que o Executivo, através do Ministério da Educação iniciou, em Outubro de 2003, um estudo, desenvolvimento e uniformização da Língua Gestual em Angola, para evitar as interferências das Línguas Gestuais de outros países, criando assim, a Língua Gestual Angolana, a partir da qual os surdos, de Cabinda ao Cunene, começaram a ter uma língua de ensino uniforme e com professores formados.

A Conferência sobre “Língua Gestual Angolana” é uma organização da Escola Nacional de Administração, no âmbito da celebração do dia do surdo, comemorado a 30 de Setembro. 

Fonte: Angop

REAÇÕES

0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0