Malianos roubam 35 milhões do PIIM
O dinheiro do Estado foi roubado por três malianos.

O Serviço de Investigação Criminal (SIC) em Malanje anunciaram, ontem, a detenção de três cidadãos de nacionalidade maliana por fazerem parte de um grupo de marginais que furtou, com recurso ao sistema Internet banking, 35 milhões de Kwanzas que se destinavam a suportar despesas de obras do Programa Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM) nesta província.

Os supostos criminosos foram detidos por volta das 9 horas, do dia 5 de Março, depois de terem retirado o referido montante na conta bancária da construtora Elisa Campos, segundo uma nota de imprensa do SIC, a que OPAÍS teve acesso. Os peritos do Departamento de Combate aos Crimes Financeiros e Fiscais e Operações, além de deterem os marginais, recuperaram 25 milhões de Kwanzas, como parte dos 35 milhões de Kwanzas.

As informações preliminares dão conta que o gerente da empresa Elisa Campo alegou que foi atraído pelos marginais através de uma mensagem de texto que lhe foi enviada pelo terminal telefónico 946451522, no pretérito dia 17 de Outubro do ano passado.

A mensagem dizia “BFA NETexistem actualizações na sua conta, evite bloqueios, actualize agora”. Ao que o gestor atendeu ao pedido, pelo que, presume-se, tenha sido isso que facilitou os implicados a subtraírem os valores em causa.

Porém, só mais tarde veio a aperceber- se do desaparecimento dos valores. Num momento em que foi a uma agência bancária levantar valores para adquirir algumas matérias de construção. Inconformado, deslocou-se ao piquete do SIC para o devido tratamento. Os montantes em causa fazem parte de um pagamento que o Estado fez à referida empresa depois de ter vencido o concurso público para construção de alguns empreendimentos enquadrados no âmbito do PIIM nesta província.

O Ministério Público legalizou a prisão e os prevaricadores foram conduzidos ao estabelecimento prisional de Malanje.

REAÇÕES

0
   
0
   
0
   
0
   
6
   
0
   
0
   
0