Mais dinheiro para o sector social
A informação foi prestada, nesta Terça-feira, pela ministra das Finanças, Vera Daves, durante a primeira reunião plenária ordinária da terceira sessão legislativa da IV legislatura da Assembleia Nacional.

Publicidade

Publicidade

Relativamente ao sector económico, a governante afirmou que absorverá cerca de dez por cento da despesa fiscal, sendo que o sector da defesa, segurança e ordem pública representa cerca de 22 por cento.

Sublinhou que a análise das fontes de receitas da proposta de OGE 2020 mostra que a Receita Fiscal irá representar cerca de 53,9 por cento do orçamento.

Segundo Vera Daves, o sector petrolífero será o principal contribuinte, com as respectivas receitas fiscais a ascenderem a mais de 34 por cento.

Sobre o impacto social dos programas do Governo, a governante assegurou que será alavancado, em 2020, com um Programa de Transferências Sociais Monetárias, que prevê assegurar o rendimento mensal de cerca de um milhão de famílias vulneráveis.

Trata-se de um programa que está a ser preparado pelo Executivo, em parceria com o Banco Mundial, e que está na sua fase final, vincou a ministra das Finanças, que apontou o primeiro semestre de 2020 como período provável de arranque.

Na intervenção perante os deputados, a ministra Vera Daves considerou falácia a ideia de que o Sistema Tributário de Angola limita a actividade empresarial e produtiva.

A proposta do OGE 2020 prevê receitas e despesas avaliadas em mais de Akz 15 biliões, com base no preço médio do barril do petróleo de 55 dólares.

LUSA/ANGOP

REAÇÕES

10
   
6
   
2
   
1
   
2
   
2
   
2
   
1