Mais de 30 mil habitantes do Rivungo clamam por ajuda
Mais de 33 mil habitantes do município do Rivungo, a mais de 700 quilómetros de Menongue, capital do Cuando Cubango, afectados pela seca clamam por ajuda, principalmente em bens alimentares.

Recentemente, o governo central procedeu a entrega de mais de 191 toneladas de bens alimentares e não alimentares, tendo sido acrescido, entre os meses de Maio e Junho, com cinco toneladas de farinha de milho, conserva de carne, arroz, óleo vegetal, massa alimentar, água mineral, entre outros, quantidades consideradas exíguas para resolver o problema da fome na circunscrição.  

Em declarações ontem, sexta-feira, à Angop, o administrador do município, Manuel Cassela, solicitou do governo provincial, organizações não-governamentais, pessoas singulares, igrejas e a sociedade civil mais apoios em meios alimentares para acudir às vítimas da seca, principalmente crianças e idosos, por serem camadas mais vulneráveis nesta situação crítica.

A par desta tarefa, administração do Rivungo, fronteiriço com a Zâmbia, na faixa leste do Cuando Cubango, está igualmente a trabalhar, há mais de três meses, com as famílias camponesas para a prática da agricultura das baixas, aproveitando a água do rio Cuando, sendo potenciadas com enxadas, sementes diversas, hortícolas, fertilizantes para a redução da fome.  

O Cuando Cubango, com mais de 500 mil habitantes, maioritariamente camponesa, mais de 75 mil famílias são vítimas da seca, perfazendo mais de 300 mil pessoas.

REAÇÕES

0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0