Mais de 20 pacientes renunciam tratamento contra tuberculose
Cerca de 28 pacientes, entre três mil e 232, decidiram deixar de fazer o tratamento no hospital sanatório do Sacavula, município do Dundo, nos últimos seis meses do ano em curso, preferindo os medicamentos tradicionais.

A tuberculose é uma doença infecto-contagiosa causada por uma microbactéria (Bacilo de Koch) que pode infectar vários órgãos, como pulmão, ossos, sistema nervoso, intestinos e o sistema genito-urinário e a sua transmissão é directa, de pessoa a pessoa ao falar, espirrar ou tossir. 

 De acordo com a fonte da Angola-Online, a presença de desnutrição, diabetes, tabagismo, uso de drogas e queda da imunidade são factores de risco para que a micro-bactéria se multiplique e desenvolva a infecção.

Segundo a directora-clínica da unidade sanitária, Mariana Sousa, a situação é preocupante porque os pacientes podem contagiar os familiares e por via desta, causar disseminação da doença.

Em 2018, a unidade sanitária registou três mil e 943 pacientes com tuberculose, tendo internado 404, dos quais 46 morreram.

Fonte: Angop

REAÇÕES

0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0