Má nutrição mata 188 crianças em cinco meses
Nove mil e 139 casos de má nutrição severa em crianças dos zero aos cinco anos de idade foram registados, de Janeiro a Maio do corrente, na província de Benguela, mais 4.254 em relação ao mesmo período do ano passado, dos quais 188 resultaram em óbitos

Essa informação foi avançada esta terça-feira, a fonte da Angola-Online, pela supervisora do Programa Provincial de Nutrição, Flora Vanda Calivangue, explicando que nos primeiros cinco meses de 2020, 2.885 crianças foram internadas por má nutrição, contra as 2.786 do mesmo período de 2019 (com 133 mortes).

Segundo a responsável, os municípios de Benguela, Catumbela, Cubal, Balombo e Ganda são os que mais casos registaram, cuja principal causa é o desmame precoce derivado da pobreza, a fome e a falta de acesso aos produtos alimentares.

“Temos produtos nos nossos mercados, mas muitas famílias não conseguem adquiri-los porque não têm recursos financeiros suficientes e a maior parte delas não tem também como diversificar os alimentos”, disse.

A supervisora deu ainda a conhecer que na base das mortes por má nutrição está a chegada tardia das crianças aos centros de saúde, visto que os pais preferem, primeiro, fazer um tratamento caseiro.

Acrescentou que a criança deve ser amamentada até aos seis (6) meses de vida e depois são introduzidos outros alimentos para assegurar o crescimento e desenvolvimento saudáveis.

Segundo a responsável, o Estado tem trabalhado com a ONG JAM, que apoia com leite terapêutico para alimentar e tratar crianças com má nutrição, bem como na oferta às famílias mais vulneráveis de utensílios para hortas comunitárias e animais para criação, visando a diversificação da dieta.

Ler na integra no site da Angop

REAÇÕES

0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0