Lone Star duvida que Angola pague o empréstimo de 600 milhões de euros ao Novo Banco
“Lone Star” o principal candidato à compra do Novo Banco, duvida que Angola pague os empréstimos de quase 600 milhões de euros, acordados na intervenção ao BES Angola, actual Banco Económico, avança o Jornal de Negócios.

Segundo o jornal de Negócios, os receios da Lone Star não serão alheios ao facto de a exposição do banco liderado por António Ramalho, ao banco angolano suscitar reservas à PWC, auditora do Novo Banco que no relatório e contas de 30 de Junho questiona o “nível de recuperabilidade” da exposição a Angola. Acrescerá ainda a desconfiança que os investidores dos EUA têm relativamente a Angola.

No total, os empréstimos do Novo Banco ao Banco Económico superam os 570 milhões de euros, quase 190 milhões dos quais relativos a um crédito comum que vence em 2018 e 386 milhões referentes a um empréstimo subordinado com maturidade em 2024.

Quase 400 milhões desse bolo, devia ter sido reembolsado no final de Abril do ano passado. No entanto, o Banco Económico invocou as “restrições cambiais vigentes” em Angola para pedir o alargamento do prazo de pagamento para 15 de Agosto de 2018 e o reforço de garantias, explica o jornal com base no relatório e contas referente a 2015, aprovado em Dezembro.

Nos termos do acordo de renegociação, a instituição angolana fez três pagamentos ao Novo Banco, cerca de 90 milhões, a 30 de Abril, 50 milhões, a 13 de Junho e 70 milhões a 30 de Setembro, reduzindo assim o valor da dívida sénior a cerca de 190 milhões, segundo os cálculos do Banco Económico.

Fonte: Jornal de Negócios

REAÇÕES

1
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0