Laúca: Fornecimento de energia eléctrica poderá melhorar em Julho
A confirmação foi feita ontem, em Luanda, pelo Ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges, durante um encontro com os jornalistas, fazendo saber que a primeira máquina de produção de energia eléctrica do Aproveitamento Hidroeléctrico de Laúca (AHL) entra em funcionamento em Julho do ano em curso.
Crédito de RA

“Laúca é uma das maiores hidroeléctricas já construídas em África, e naturalmente este sacrifício que estamos a fazer, e que se traduz nas restrições e nas dificuldades de manter o abastecimento regular, vai compensado com a disponibilidade desta hidroeléctrica, a partir de Julho deste ano”, assegurou João Baptista Borges.

O ministro informou ainda, na primeira quinzena de Março, Laúca vai beneficiar de um processo de enchimento da sua albufeira (reservatório). Este processo, que obedece a quatro etapas, vai implicar maiores restrições na distribuição de energia a nível nacional.

“O que pretendemos com este processo é aprovisionar combustível (água) para garantir o fornecimento de energia a partir de Julho deste ano, tendo como fonte a barragem de Laúca. Este processo vai não só garantir o funcionamento pleno de Laúca, mas também de Capanda e Cambambe, que neste momento funcionam no médio Kwanza”, explicou o ministro. 

Portanto, é importante recordar que a construção da maior fonte hidroeléctrica de Angola, começou a ser construída em 2012 e tem como prazo de conclusão nos finais de 2017 e princípio de 2018.

Fonte: Jornal de Angola.

REAÇÕES

0
   
2
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
1