Jovens com mais de 18 anos não foram admitidos no segundo ciclo, diz Nelson Euclides
Nelson Mucazo Euclides, de 28 anos, estudante de Direito no Instituto Superior de Ciências de Administração e Humanas, em Luanda, em visita a capital da província do Moxico, Luena, constatou que estudantes que haviam terminado o primeiro ciclo e tinham mais de 18 anos não foram admitidos nas escolas do segundo ciclo.
Simulação

O jovem estudante Nelson Mucazo Euclides, disse ao canal televisivo digital VOA Português, que sentiu inquietado e procurou saber o motivo que levava a Escola do Primeiro Ciclo do Ensino Secundário número 145 Kapango, agir deste modo, e os jovens abordados responderam.

“O Moxico é um outro país. Acho que as leis que vigoram aqui nessa província são diferentes das outras leis de Angola”.

Tentando apurar a verdade dos factos, o jovem estudante procurou conversar com alguns funcionários sobre o problema dos jovens, e a resposta dada a ele foi de que há um decreto que justifica o procedimento tomado pelas escolas.

Por outro lado, os funcionários que vêem os jovens a serem excluídos do sistema de ensino, alegam que não têm por onde se queixar, por que tudo está controlado pelo Estado.

“Os nossos jovens aqui não fazem nada porque não tem onde se queixar. Não temos uma rádio privada onde se pode queixar-se, e aqui é tudo controlado. 

No entanto, o jovem estudante Nelson Mucazo Euclides, se prontificou em ajudar os jovens e garantiu-os que ao decorrer desta semana uma carta será enviada ao governador da província do Moxico para relatar a situação dos jovens com mais de 19 anos que foram excluídos do sistema de ensino.

Fonte: VOA Português

REAÇÕES

0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0