Jovem Morre no hospital por falta de assistência médica
Uma jovem de 21 anos de idade, residente na comuna de Chiluange no município da Muconda, morreu durante o parto, na Maternidade Provincial da Lunda Sul, por alegada insuficiência de médicos e blocos operatórios, em Saurimo.

Em declarações, Massongo Caiambo, mãe da vítima disse que na altura da ocorrência, a paciente precisava de cesariana, o que acabou por não acontecer, porque os médicos em serviço estavam a prestar assistência à outros pacientes, facto que culminou na morte de sua filha, nesta quarta-feira.

Por seu turno, a directora da unidade sanitária, Guilhermina Pereira, justificou que o único bloco operatório estava ocupado com outras pacientes no mesmo estado.

Naquela noite, precisou, a maternidade recebeu três pacientes em estado crítico, que estavam a ser observadas pelos três médicos em serviço, resultando na demora no atendimento médico.

A comuna de Chiluange dispõe de um centro médico e cinco postos de saúde, assegurados por 13 enfermeiros que atendem diariamente uma média de 20 a 30 pacientes.  

Fonte: Angop

REAÇÕES

COMENTÁRIOS