José Eduardo dos Santos entre a vida e a morte
Depois de muita insistência, acabaria por ser transportado numa cadeira de rodas para a Luanda Medical Center, uma unidade privada gerida por médicos especialistas israelitas, portugueses e de outras nacionalidades.

Desfigurado, transmitia já então “a imagem de um homem com óbito guardado”, como confessava um dos seus antigos homens de confiança. A evacuação para Barcelona num jato privado em voo direto, tornou-se inevitável e urgente. “ Não tinha condições físicas para fazer uma viagem com trânsito” – disse uma fonte do hospital militar.

Pelo meio encontrou-se por duas vezes com o Presidente João Lourenço, mas as feridas abertas entre ambos, depois de um longo distanciamento, nunca foram saradas.

“Nunca se conformou com a prisão do filho, mais ainda depois de este ter devolvido o dinheiro que fora acusado de ter desviado para o estrangeiro” – disse uma fonte do seu gabinete.

A detenção de José Filomeno dos Santos e as pesadas sanções aplicadas pela justiça angolana à filha mais velha, Isabel dos Santos, através da apropriação dos seus ativos e da ameaça de um mandado de captura internacional, são vistos em diversos meios como fatores que também concorreram para acelerar a degradação do seu estado de saúde.

Nos últimos tempos José Eduardo dos Santos era um homem visivelmente abatido por um estado de depressão. “Não comia e parecia que tinha perdido a vontade de viver” – confidenciou fonte familiar.

De relações cortadas com Eduardo dos Santos praticamente desde que este ficou afastado do poder, Ana Paula dos Santos, a mulher casada com quem o ex-Presidente viveu os últimos vinte e sete anos, acabaria por ir visitá-lo à sua residência em Luanda no Bairro Miramar, em finais de Março

A Barcelona deslocou-se a pedido dos filhos do casal. A antiga primeira-dama decidiu acompanhar de perto a evolução do estado de saúde de Eduardo dos Santos.

A sua presença em terras catalãs abriria uma nova frente nas desavenças que, há anos opõem, os filhos mais velhos de Eduardo dos Santos à madrasta e aos meio-irmãos fruto do casamento.

Indiferente à vontade das filhas, sem perder a lucidez, José Eduardo dos Santos tornou pública uma carta em que conferia ao médico particular, João Afonso, poderes exclusivos para se pronunciar sobre a sua saúde ao mesmo chamou para o seu lado a presença de Ana Paula dos Santos.

É nestas circunstâncias em que, com a antiga família presidencial dividida, Angola, acompanha agora a luta entre a vida e a morte que está a ser travada pelo homem que, durante 37 anos, conduziu o país com punhos de ferro.

Expresso

REAÇÕES

1
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0