Jornalista Teixeira Cândido é atacado por tirar foto com o deputado da Unita
Está ser acusado de querer desligar emissores da TPA e RNA em apoio a Adalberto Costa Júnior.

Muita tinha escorre a volta das acusações ao presidente do Sindicato dos Jornalistas Angolanos, Teixeira Cândido. É acusado de querer boicotar a Televisão e Rádio pública em alegado apoio ao destituído presidente da Unita, Adalberto Costa Júnior.

Desta vez o ataque é feito pelo assessor e membro do MPLA, por sinal antigo secretário de Estado para Comunicação Social, Celso Malavoloneke que escreve:

"É preciso dizer que o SG do SJA há muito cruzou a linha que separa a luta sindical da disputa partidária e alinha aberta e ostensivamente com o maior partido da oposição. Na palavra e no gesto. Apresento dois exemplos recentes: o conteúdo do seu discurso na última entrevista na LAC e a forma como permite que a sua imagem seja associada a esse partido nas redes sociais. Não é por acaso que ele agora é a coqueluche do maior partido da oposição e arredores. E nota-se que TC faz esse papel com prazer. O que isso vai trazer à unidade da classe ainda está para se ver. Isso é também um infeliz retrocesso da nossa mal falada democracia. Porque é pouco crível que essa colagem reflicta o universo dos seus filiados, mas sobretudo porque nessa condição perde a confiança do patronato estatal, com as consequências dali advientes. De facto, o discurso do TC ultimamente deixou de ter a isenção pela qual era respeitado, para ser de ataque frontal ao partido no poder do qual declarou na LAC, ipsis verbis, "já não tem nada a dar ao país".

Mas o mais grave nem é isso. É a sua actual incapacidade de manifestar a tolerância zero que se impõe oerante ameaças explícitas à integridade física, moral e profissional dos filiados e a forma como tenta minimizar os factos, culpar o partido no poder pelas agressões e branquear a imagem dos perpetradores num claro conflito de interesses entre o papel de simpatizante (para dizer o mínimo) do partido perpetrador e o de defensor dos interesses laborais dos jornalistas." Escreve Celso Malavoloneke.

Em resposta, Teixeira Cândido diz:

Não vou responder ao Celso Malavoloneke, pois não merece a minha atenção. Vou repor uma verdade que este esconde. A foto no qual apareço com o deputado Adriano Sapinhala foi tirada no último sábado, no final do programa da MFM Conversas Entrecruzadas. Ele editou, retirando da foto o deputado do MPLA, António Paulo. Portanto, há uma manipulação da foto. Sobre o texto, nenhuma palavra.

Também quem entrou na conversa é o deputado da Unita que fez selfie com o jornalista. Acusa o militante do Mpla de manipular a imagem.

"Mano tenha um pouco de vergonha. Eu fiz a foto com Teixeira Candido no sábado à margem do debate na MFM e até ao lado está o Deputado do Mpla António; desde quando isso é sinônimo de partidarização?" Esclarece Adriano Spinala.

Mais tinta vai escorrer. Vários jornalistas expressam solidariedade para com Teixeira Cândido.

REAÇÕES

0
   
0
   
0
   
1
   
0
   
0
   
0
   
0