JLO pede dinheiro a Turquia
O pedido foi feito em Ankara, pelo presidente da República, João Lourenço, no final da cerimónia de assinatura de dez acordos em vários domínios entre os Governos angolano e turco.

João Lourenço disse ter solicitado a linha de financiamento ao Presidente Erdogan, que prontamente, nas suas linhas mais gerais, foi imediatamente aceite, restando depois a tramitação burocrática que deve ser feita junto do Eximbank turco.

"Sobre esta situação, em particular, o nosso muito obrigado ao Presidente Erdogan, pelo pragmatismo e rapidez na reacção à nossa preocupação”, sublinhou  o Chefe de Estado, ladeado pelo homólogo turco, Recep Erdogan.

O Chefe de Estado garantiu que o investimento privado turco em Angola "é bem vindo em todos os sectores em que os investidores entenderem existir viabilidade económica”.

Deixou em aberto que a modalidade pode ser de investimento privado puro,  em que o investidor utiliza recursos próprios ou recorre à banca comercial, quer em parcerias público- privadas.

João Lourenço destacou o "ambiente de amizade e fraternidade que o povo turco demonstrou” para com a delegação presidencial, considerando que isso contribuiu para o sucesso da visita.

Ontem, os dois Chefes de Estado tiveram um encontro em privado, seguido de conversações entre as duas delegações governamentais.

Nesses encontros, disse o Chefe de Estado, "aproveitamos passar em revista o estado da cooperação entre os nossos países”. "Concluímos que é preciso fazermos um esforço no sentido de aumentar, de forma considerável, o nível desta cooperação, daí a razão da assinatura destes dez instrumentos de cooperação que acabamos de testemunhar”.

Considerou que o Acordo de Protecção Recíproca de Investimentos, o Acordo dos Serviços Aéreos, que vai ligar as duas capitais, Luanda e Ankara, e outros acordos que foram assinados vão proteger quer os investimentos privados turcos em Angola como também dos investidores angolanos na Turquia.

REAÇÕES

1
   
0
   
1
   
0
   
0
   
1
   
0
   
0