JLO manda dar mais 44,6 milhões dólares ao Gabinete de Obras Especiais
O Presidente da República autorizou a abertura de um crédito adicional no Orçaamento Geral do Estado de 2021 no valor de 28,8 mil milhões de kwanzas, o equivalente a 44,6 milhões de dólares, para fazer as despesas de apoio ao gabinete responsável pelas obras Centro de Ciência de Luanda e a construção e apetrechamento dos escritórios da Assembleia Nacional.

Diz o Decreto Presidencial 179/21, publicado no Diário da República de 20 de Julho, que esta quantia será disponibilizada em função das necessidades de pagamento e disponibilidade de tesouraria, sem, no entanto, avançar mais informação.

O Gabinete de Obras Especiais é responsável, por exemplo, por obras como a conclusão do Centro de Ciência de Luanda e a construção e apetrechamento dos escritórios Da Assembleia Nacional.

Foi ainda ao gabinete de Obras que foram disponibilizados no Orçamento Geral do Estado de 2021 mais de 12,6 mil milhões de Kwanzas, o que equivalia, à data, a 19 milhões de dólares norte-americanos, para a construção do edifício sede da Comissão Nacional Eleitoral e do Centro De Escrutínio Nacional.

Esse valor corresponde, no entanto, a menos de metade do que consta no decreto presidencial que autorizou a despesa para as obras no edifício da antiga fábrica Up Mission, nos Coqueiros, assinado em Junho de 2020 pelo Presidente da República, e onde foi autorizada uma despesa de 44,7 milhões de dólares para a empreitada, o que significa, contas feitas, mais 27,5 milhões USD do que os 19 milhões previstos no OGE2021 aprovados depois pelos deputados à Assembleia Nacional.

REAÇÕES

2
   
0
   
0
   
0
   
0
   
3
   
1
   
1