JLO ganha prémio internacional pela sua visão de liderança africana
É o primeiro internacional que recebe desde que foi eleito.

O Presidente da República, João Lourenço, foi distinguido, ontem, pela União Africana (UA), com o Prémio de Reconhecimento aos Chefes de Estado e de Governo, cujos países ratificaram o Acordo de Criação da Zona de Comércio Livre Continental Africana (ZCLCA).

De acordo com uma nota da Embaixada de Angola na Etiópia, a cerimónia decorreu, ontem, na sede da União Africana, tendo o prémio sido entregue ao representante permanente de Angola junto da UA e embaixador na Etiópia, Francisco José da Cruz, em representação do estadista angolano.

A ZCLCA entrou em vigor a 1 de Janeiro deste ano. Angola está entre os mais de 30 países que já ratificaram o acordo, tendo procedido ao referido depósito na Comissão da União Africana, a 4 de Novembro.

O Presidente João Lourenço esteve entre os primeiros líderes africanos a assinar o acordo, no quadro da 10ª  Cimeira Extraordinária da União Africana, decorrida a 21 de Março de 2018, em Kigali, Rwanda, consagrada ao lançamento formal da ZCLCA.

Com a ZCLCA, prevê-se a criação de um mercado único de mercadorias e serviços, facilitado pela circulação de pessoas, a fim de aprofundar a integração económica do continente, de acordo com a visão panafricana de "uma África pacífica, próspera e integrada” da Agenda 2063.

REAÇÕES

4
   
1
   
1
   
0
   
1
   
1
   
0
   
0