JLO faz ajuste directo com empresa que protagonizou o maior escândalo de corrupção na Alemanha
A Siemens Healthineers vai equipar as áreas de radioterapia, imagiologia e medicina nuclear do Complexo Hospitalar Pedro Maria Tonha "Pedale", segundo um despacho assinado pelo Presidente da República, que prevê, igualmente, a formação de técnicos.

O contrato de aquisição de equipamentos para as áreas de imagiologia e medicina nuclear vale 8,2 milhões de euros, enquanto a formação de técnicos custará 2,1 milhões de euros. O contrato de aquisição de equipamentos de radioterapia está avaliado em 3,3 milhões de euros.

O procedimento escolhido é o ajuste directo, recurso justificado no documento com a "urgência para assegurar a continuidade dos trabalhos e proporcionar melhor assistência e acompanhamento médico aos utentes".

De acordo com o documento, há necessidade de se adoptar um procedimento célere e desconcentrado para a tomada de decisão contratual, tendo em conta a preocupação do Executivo em acomodar este serviço do sector da saúde no âmbito das prioridades definidas no Plano de Desenvolvimento Nacional 2018-2022, com vista à melhoria da qualidade de vida das populações.

 A Siemens Healthineers protagonizou o maior escândalo de corrupção na Alemanha, em 2008. Pagou indemnização aos Estados Unidos e na Europa, na China e Brasil foi investigada de pagar governantes em troca de contratos públicos.

REAÇÕES

0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0