JES não vai ao aniversário e João Lourenço contínua sem confirmação
Milhares de militantes, amigos e simpatizantes do MPLA deslocaram-se ao estádio nacional 11 de Novembro para participarem no acto central da comemoração do 60.º aniversário do MPLA, com sorriso nos rostos e eufóricos ao som das músicas de vários músicos da nossa praça, as mais de 20 mil almas presentes no estádio, vibravam delirantemente aguardando o líder dos camaradas, e pelo inicio do acto que estava previsto para as 11 horas, mas que começou com quase 1 hora de atraso.

As expectativas para ver José Eduardo dos Santos, subir no palco do 11 de Novembro, era visível no rosto dos militantes trajados de vermelho, preto e amarelo. Quando menos se esperava surge a informação nos corredores que davam conta da não presença de Dos Santos na festa dos camaradas, deixando triste e desmotivado centenas de militantes. 

Ao lado de Higino Carneiro e Paulo Kassoma, o vice-presidente do MPLA, João Lourenço, presidiu o acto central.

O acto começou com discurso do líder da organização juvenil dos camaradas, Sérgio Luther Rescova, que garantiu a continuação do apoio dos jovens para fortificação do partido, uma posição reforçada pela organização das mulheres do MPLA, Luzia Inglês. Já o governador de Luanda, focou-se aos êxitos do partido e assegurou que o MPLA ‘’é o segundo maior partido de África’’. 

Em representação ao presidente do partido, o vice-presidente do MPLA, João Gonçalves Lourenço, discursou durante quase duas horas, e fez uma incursão na história do partido do país e considerando que ‘’foi o MPLA quem trouxe a independência’’, e que ‘’alguns países nos chamavam de malucos, falavam estes angolanos são malucos, o MPLA é maluco’’ pelo facto de lutar para o fim do apartheid em África.

No entanto, João Lourenço, fez saber que ‘’o MPLA não é um partido qualquer, nenhum partido em Angola se pode atrever querer se comparar com o MPLA’’, pela sua dimensão histórica e por não responder as suas lutas com palavras mas sim acções.

Entre o viva, viva e aplausos tímidos, João Lourenço, enalteceu os feitos de José Eduardo dos Santos, e condenou as pessoas e organizações que a todo custo tentam instalar no país instabilidade política.

‘’Querem trazer para Angola a chamada primavera árabe, felizmente Angola, só tem duas estações de ano, mas esta gente obcecada em alcançarem os seus objectivos esqueceram-se de consultar os livros para saberem se há primavera em Angola, em Angola não há primavera, só temos duas estações do ano’’, disse João Lourenço, acrescentando, ‘’tão pouco somos um país árabe, nós somos um país maioritariamente de gente de origem bantu, temos muitas boas relações com muitos países árabes, mas não somos país árabe, então, porquê a primavera que não existe em Angola, árabe que Angola não é, a que propósito é que isso vem? É um outro projecto que está condenado ao fracasso’’, advertiu.

O vice-presidente do MPLA, agradeceu o apoio que a Cuba deu e continua dar à Angola, e garantiu melhoria na qualidade de vida dos cidadãos, bem como defendeu a paz e a unidade nacional. 

 Quanto a possível substituição de José Eduardo dos Santos nos destinos do país, não foi revelado durante o acto os candidatos do partido para as eleições de 2017.

REAÇÕES

2
   
0
   
0
   
0
   
3
   
0
   
2
   
0