Ismael Mateus: Jornalista pede reconhecimento dos programas dos partidos políticos
O pedido foi feito durante a dissertação do fórum sobre "O papel da sociedade civil e da mídia”, realizado esta quarta-feira, em Luanda, pelo jornalista onde lamentou o facto de a poucos meses das eleições, não serem conhecidos os programas dos partidos.
Crédito de OPaís

“Os partidos políticos devem ter uma intervenção mais activa para comunicar aos cidadãos as suas ideias e os programas eleitorais, se possível através das redes sociais”, recomendou o jornalista angolano Ismael Mateus. 

 O jornalista defende que os principais actores políticos devem ter um entendimento claro e consensual quanto ao papel da mídia. “E no processo eleitoral, a mídia serve para a formação de uma consciência política dos cidadãos”, fornecendo-lhes informações para que tenham a noção do cenário político e, desta forma, votem em plena consciência. 

 Ismael Mateus afirmou com conhecimentos aprimorados que há "inexistência no país uma cobertura eleitoral que se possa considerar imparcial, mesmo estando já em pré-campanha". 

“A mídia deve servir para veicular as ideias dos partidos políticos concorrentes ao pleito eleitoral, para que tenham a oportunidade de espelhar suas opiniões e dizer o que pensam e quais propostas para o país”, defendeu.

 Defendeu também de igual modo, a criação de programas de educação cívica dos cidadãos, no sentido de levá-los a conhecer a vida político partidária e perceber como funciona o mecanismo de escrutínio e o valor do seu voto para a vida do país. 

 Portanto, a ideia do fórum é “promover e advogar a transparência e a credibilidade do processo eleitoral, perante ao Conselho Nacional Eleitoral (CNE), os partidos políticos e candidatos, bem como a comunidade internacional e o eleitorado. 

 É importante lembrar que Participaram o presidente da CNE, André da Silva Neto, o presidente da UNITA, Isaías Samakuva, deputados da Assembleia Nacional, representantes de partidos políticos, de igrejas e da sociedade civil.

Angop

REAÇÕES

0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0