Homenagens a JES terminam à meia-noite sem esperança de corpo chegar a Angola


O velório público pelo falecimento do ex-Presidente da República José Eduardo dos Santos termina às 23h59 de hoje, apesar de o luto nacional ter encerrado já às 23h59 de sexta-feira.

O anúncio foi feito pelo porta-voz da Comissão Nacional das Exéquias, Marcy Lopes, tendo adiantado que todas as restrições impostas pelo luto nacional ficaram canceladas desde ontem.

No quadro do luto nacional, que começou a ser cumprido às 00h00 do dia 9, por um período de sete dias, a Bandeira Nacional foi colocada à meia haste e todos os espectáculos e manifestações públicas foram cancelados.

No âmbito do programa das exéquias, o Governo criou espaços públicos nas 18 províncias para a apresentação de condolências. Em Luanda, o local oficial é a Praça da República, que recebe, desde segunda-feira, milhares de cidadãos, entre entidades políticas, diplomáticas, eclesiásticas e outras.

Marcy Lopes, que é o ministro da Administração do Território, afirmou, em Luanda, as pessoas interessadas podem homenagear o ex-Presidente até à meia-noite de hoje.

Quanto às exéquias do ex-Chefe de Estado, o governante afirmou que se aguarda por decisões adicionais, em particular pelo desfecho do processo administrativo e judicial em curso em Espanha.

Ao pontualizar à imprensa os próximos passos do processo das exéquias, Marcy Lopes reafirmou que existe uma delegação em Espanha, indicada, superiormente pelo Presidente da República, João Lourenço, para acompanhar o caso e tem estado a dar todo o suporte documental e informação oficial aos advogados contratados pelo Governo angolano.

"O Estado angolano não pode advogar em Espanha e foi contratado um advogado espanhol para o representar neste processo. Nós ficamos a aguardar pela notificação judicial da decisão que irá determinar este processo”, esclareceu.

REAÇÕES

0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0
   

Comentários