Homem que levou 28 facadas por abusar miúda de 17 anos já está em casa com a família
Os médios fazem saber que foram um total de 37 facadas.

O director-geral do Hospital do Kapalanga, Luís Domingos, disse, ao Jornal de Angola, que o indivíduo chegou ao Banco de Urgência em estado crítico, devido às profundas e várias lesões que teve no corpo, que chegaram a comprometer o coração e o pulmão do lado esquerdo.

Especialista em Cirurgia geral, que tratou do paciente, informou que,  além das 28 lesões profundas, havia outros ferimentos leves na cabeça, orelhas e rosto, que totalizaram 37 lesões, o que causou a perda de muito sangue e obrigou à transfusão  em três ocasiões.

 O paciente fez duas paragens respiratórias, disse o médico, sublinhando que  o coração encheu-se de sangue na sua bolsa pericardiáca, o que estava a causar algumas paragens cardíacas. Deste modo, fez-se a drenagem do sangue, suturou-se a lesão, tendo culminado com o controlo do funcionamento cardíaco.

Já em relação ao pulmão, o cirurgião explicou que como este órgão foi profundamente comprometido, levou mais tempo para ser suturado, o que criou muitas dificuldades respiratórias ao paciente, superadas com a ajuda de ventilador mecânico e fortes drogas vasuativas.

O atendimento ao paciente foi garantido por três especialistas que  participaram na cirurgia complexa, nomeadamente o cirurgião geral, um técnico instrumentista e técnica anestesista, cujo trabalho no bloco operatório durou pelo menos quatro horas.

Ao longo de 12 dias que esteve internado, de  acordo com o director-geral do Hospital do Kapalanga, o paciente teve uma boa evolução e durante esse tempo foi submetido a sessões de fisioterapia respiratória, com recurso à administração de antibióticos de largo espectro.

Mãe diz que a menor foi desflorada pelo agressor

Contactada pelo Jornal de Angola, a mãe da adolescente, acusada de esfaquear o homem de 55 anos, disse que a filha não namorava com o agressor e desconfiava que ela não estava bem psicologicamente, na medida em que em algumas ocasiões alegava sentir dores, mas longe de pensar que sofria abusos sexuais.

"Uma miúda de 17 anos a namorar com um homem de 55?. Ainda bem que o pior não aconteceu. Este senhor tirou a virgindade da minha filha”.  

Uma amiga da adolescente disse, ao Jornal de Angola, que no ano passado, tomou conhecimento através da vítima que ela sofria abusos sexuais, mas solicitou silêncio com medo do agressor que, em várias ocasiões, prometeu matar a sua mãe, caso fosse denunciado.

O jurista Alberto Tchitunda considera que o crime de violação sexual é punido, nos termos da lei, com uma pena de prisão que vai de dois a oito anos. Jacinto Macanga pode responder criminalmente perante o tribunal, pelo crime de violação sexual de forma continuada.

O jurista sublinha que pelo facto de a menina ter o martelo e a faca como instrumentos para se defender, pode ser considerado como uma causa que exclui a ilicitude e a culpa da menina. Automaticamente, a lesão corporal infringida ao seu agressor, como está acompanhada de um facto justificável, não será classificado como crime .

O porta-voz do Comando Provincial de Luanda da Polícia Nacional, inspector-chefe, Nestor Goubel, garantiu que o caso está a ser investigado pela corporação e apelou aos familiares no sentido de conversarem de forma regular com os filhos  e tentarem saber junto destes as suas preocupações.

REAÇÕES

0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
1
   
0
   
0