Grupo desvia mais de 1,5 mil milhões a partir do Ministério das Finanças
Sete indivíduos, de um grupo de nove, funcionários de várias instituições, que desviaram mais de 1,5 mil milhões de kwanzas dos cofres do Estado, por via do Ministério das Finanças, a partir de 2013, foram detidos pelo Serviço de Investigação Criminal (SIC).

O dinheiro era desviado a partir do Ministério das Finanças para despesas correntes da Direcção de Organização Militar (DOM) das FAA.

Fazem parte do grupo sete civis (técnicos de informática, motorista e estudante universitário) e  dois militares das FAA com as patentes de primeiro e segundo sargentos da DOM e Direcção de Recrutamento Militar (DRM), ambos em fuga.

De acordo com os dados do SIC a que a Angop teve acesso, os acusados tinham como móbil  o recrutamento de 19 cidadãos, não enquadrados na função pública e posteriormente procediam a abertura de contas no Banco de Poupança e Crédito (BPC), em nome destes, tratavam cartões multicaixa que ficavam sob responsabilidade do grupo.

Os membros deste grupo pagavam para cada um a quantia de 40 mil kwanzas mensal.

Os depósitos eram feitos via Ministério das Finanças num valor de um milhão por mês, perfazendo 19 milhões/mês e 228 milhões ano.

O grupo é acusado dos crimes de associação de malfeitores, recebimento indevido de vantagens e peculato.  

Foram apreendidos em posse do grupo, valores monetários, viaturas, material informático, eletrodomésticos, cartões multicaixas de vários bancos, Visa e telemóveis.

Fonte: Angop

REAÇÕES

4
   
0
   
0
   
1
   
0
   
0
   
0
   
1