Greve no ensino superior: Governante admite problemas
A um dia do arranque oficial do ano académico nas universidades em Angola, o secretário de Estado do Ensino Superior, Eugénio da Silva, admitiu que possam existir desordens face as ameaças de paralisação nas unidades públicas, numa declaração em que condena a postura do Sindicato Nacional do Ensino Superior.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Em Benguela, província que acolhe o acto de abertura do ano académico 2020, sexta-feira, 28, o governante disse que o Sindicato está a par de esforços do Ministério das Finanças para o pagamento de subsídios, estimados em 2 mil milhões de Kwanzas, e lembrou que uma greve obedece a determinados parâmetros legais.

‘’Ninguém pode garantir que não existam sobressaltos. O Ministério das Finanças, responsável pelo pagamento destes subsídios em atraso (desde 2013), tudo faz para que as coisas avancem. Portanto, não percebemos este anúncio de greve, sem o cumprimento de certos parâmetros legais’’, explica da Silva.

Outro ponto reivindicado pelo presidente da Mesa da Assembleia Geral do SINPES, António Nahambo, é relativo ao início do processo de eleição de gestores para as universidades públicas, conforme determina a legislação.

O governante garante que o processo de eleição de gestores “vai arrancar ainda dentro do primeiro semestre’’ de 2020, avançando que o ano académico deve arrancar com mais de 50 mil estudantes matriculados, cifra que inclui as instituições privadas.

Fonte: VOA

REAÇÕES

0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0