Glaucoma: doença silenciosa que continua a fazer vítimas
O glaucoma é uma doença ocular caracterizada por alteração do nervo óptico que leva a um dano irreversível das fibras nervosas e, consequentemente, perda de campo visual.

Essa lesão pode ser causada por um aumento da pressão ocular ou uma alteração do fluxo sanguíneo na cabeça do nervo óptico.

O glaucoma é considerado como a principal causa de cegueira irreversível no mundo, e isso ocorre por ser um quadro que não apresenta sintomas em grande parte dos casos. A doença pode estar presente e a pessoa não percebe causando uma piora do quadro e progressivamente uma lesão irreversível do nervo que, por sua vez, afecta o campo de visão.

Segundo alerta da Organização Mundial da Saúde (OMS), são registrados 2,4 milhões de novos casos de glaucoma anualmente, o que totaliza 60 milhões de pessoas no mundo. Muitas pessoas não apresentam sintomas até o início da perda da visão. 

Para falar sobre essa complexa doença, à Angola-online conversou com Maria Esperança, de 45 anos, moradora do bairro Prenda, em Luanda, e portadora de glaucoma de ângulo aberto (crônico), há mais de cinco anos. 

“O glaucoma de ângulo aberto (crônico) é o tipo mais comum de glaucoma e tende a ser hereditário, mas sua causa é desconhecida. Nele, um aumento na pressão ocular desenvolve-se lentamente com o passar do tempo, e a pressão elevada causa um dano permanente no nervo óptico, causando perda do campo visual”, explica a especialista.

Maria Esperança teve o primeiro surto da doença quando a sua filha mais velha, engravidou-se pela primeira vez e depois de um ano, teve a segunda gravidez. De acordo com o médico, ela sofreu uma pressão ocular, por culpa de uma hipertensão. Hoje, ela perdeu totalmente a visão, mesmo assim, continua a cuidar a sua família e realiza todas tarefas doméstica.

Minha Vida e Redacção

REAÇÕES

0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
1
   
0