Gerados mais de 161 mil empregos em dois anos
Cerca de 161 mil e 997 postos de empregos, foram supostamente gerados pela economia angolana, entre 2018 e o terceiro trimestre do ano em curso, quase um terço dos 500 mil empregos, previstos durante os cinco anos de mandato do presidente João Lourenço.

Este é um dos principais indicadores apresentados nesta terça-feira, pelo Presidente da República, João Lourenço, no Parlamento, onde afirmou que o país retomará a senda do crescimento económico a partir de 2020.

Ao apresentar a mensagem sobre o Estado da Nação, na abertura do novo Ano Parlamentar, explicou que dos 161 mil empregos, 80,3 por cento, foram criados no sector empresarial público e privado, e 19, 7 na função pública, referindo que o sector do Comércio foi o que gerou mais empregos, seguido da Construção e Obra Públicas, Transportes, Agricultura e da Indústria.

Ainda na esfera económica, lembrou que a crise económica, iniciada em 2014 com a queda do preço do petróleo, agudizou-se agora com o aumento da dívida pública, representando 90 por cento do PIB.

Para escapar da "armadilha do endividamento", disse que em 2019 o serviço de pagamento da dívida atingiu 51 por cento das despesas do Orçamento Geral do Estado, e o saldo orçamental anteriormente deficitário agora é positivo, permitindo redução do recurso ao endividamento público.

Fonte: Angop

REAÇÕES

0
   
0
   
0
   
0
   
1
   
0
   
0
   
0