Garimpeiros causam prejuízo de 77 milhões ao Estado
Só em Luanda.

O Serviço de Investigação Criminal, através da sua Direcção Central de Operações e Direcção de Combate ao Tráfico Ilicíto de Pedras, Metais Preciosos e crimes contra o Ambiente, em coordenação operativa com a EPAL e demais órgãos de defesa e Segurança, com destaque a Polícia Nacional e o SINSE, realizou pelas 5h30, dos dias 26 e 27 de Outubro,  uma mega operação denominada  " Menha", em curso em Luanda, que resultou na desativação de 14 focos de garimpo de água e a detenção em flagrante delito de 27 cidadãos nacionais por vandalização das condutas de Água nos municípios de Viana, bairro caop-A e Kilamba Kiáxi, no bairro Calemba 2.

Da operação em curso permitiu igualmente, para além da detenção dos infractores, a apreensão de (2) viaturas Cisternas, 5 bombas submersivas, 9 electrombombas, 16 motobombas, 22 mangueiras de diversos tamanhos, que eram utilizados na acção criminosa, sendo que foram entregues à EPAL como fiel depositário.

Referir que a operação visa fundamentalmente combater o Garimpo ilegal de água em Luanda que prejudica milhares de cidadãos no acesso à água potável na capital do país e, provocou prejuízos financeiros ao Estado na ordem de 77.210. 896. 00 ( Setenta e sete milhões, duzentos e dez mil,  oitocentos e noventa e seis Kwanzas.

Salientar que os 27 cidadãos ora detidos foram presentes ao Ministério Público que aplicou-lhes a medida de Coacção de Termo de Identidade e Residência com apresentações periódicas enquanto diligências prosseguem no âmbito da operação. 

REAÇÕES

0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0