Funcionários da ENDE entram em greve a partir de amanhã
Salário bastante magro leva homens dos alicates a cruzar os braços.

Funcionários da Empresa Nacional de Distribuição de Electricidade (ENDE) podem paralisar as actividades a partir desta segunda-feira, para contestar os baixos salários que auferem actualmente, anunciou, em Benguela, o secretário nacional do Sindicato dos Trabalhadores da instituição.

Abel Lique-Lique considerou inadmissível que os trabalhadores da ENDE continuem a auferir salários incapazes de satisfazer as necessidades mais prementes de suas famílias, quando a empresa produz biliões de kwanzas mensalmente.

O secretário nacional do Sindicato dos Trabalhadores da ENDE referiu que “a causa principal da grave que inicia amanhã é o baixo salário, uma vez que pedimos aumento e nunca foram atendidos”, justificou para avançar que “a proposta está na mesa e faz parte do acordo apresentado, sinta-se mal quem quiser”, desabafou.

O sindicalista avançou que os trabalhadores têm tido prelecções diárias e, embora não tenha revelado, conhecem bem o valor das cobranças em todas as províncias, despesas e os investimentos. “A ENDE é uma empresa que produz riqueza para Angola”, disse.

Antes da ideia da para-lisação das actividades, Abel Lique-Lique referiu que, no sábado antepassado, os sindicalistas reuniram-se, no Cine 1º de Maio, em Luanda, para pressionar a direcção da ENDE a recuar nas suas posições e descartar-se a greve, mas, até agora, nada mudou.

REAÇÕES

3
   
0
   
1
   
0
   
0
   
0
   
1
   
0