Fernando Heitor ataca Isaías Samukuva em plena entrevista
Parece que o clima no seio do Galo Negro não anda lá assim muito bem, por causa da indicação de Raul Danda ao cargo de vice-presidente da UNITA, considerado por muitos militantes do partido uma imposição.
RA

Aquando da entrevista do presidente da UNITA, Isaías Samakuva, concedida ontem à TV Zimbo, o militante e deputado à Assembleia Nacional da bancada parlamentar da UNITA, Fernando Heitor, enviou uma mensagem ao jornalista Francisco Mendes, dizendo que a indicação de Raul Danda no cargo de vice-presidente do partido bem como do secretário-geral foi uma imposição.

Em resposta Isaías Samukava explicou que ‘’o presidente apresenta o candidato à vice-presidência, e o Congresso ali presente diz se sim ou não. Quando chegou a altura e eu disse que o candidato que eu apresento para vice-presidência, no Congresso o que houve é uma clamação.’’

‘’ O doutor Heitor participou dos trabalhos preparatórios do Congresso, em nenhum momento eu ouvi alguém a sugerir que o vice-presidente da UNITA passasse a ser eleito, ninguém, todos estiveram lá. Portanto o estatuto foi aprovado nos termos que estou a dizer, ele não pode dizer que foi imposto, que ele não concordou, eu sei que há outros tantos, alguns disseram, outros não o disseram, mas a maioria concordou plenamente com a presença do doutor Raul Danda como vice-presidente’’.

Segundo Isaías Samukuva, dando a conhecer o estatuto do seu partido, caso o presidente morra ou não tenha capacidade para dirigir o partido, são convocadas no prazo de 90 dias novas eleições para escolha de um novo presidente. Por isso, considera a argumentação de Fernando Heitor, não tendo lógica ‘’sendo um militante do partido deveria saber o que os estatutos dizem.

Quanto a indicação do secretário-geral, Isaías Samukuva, fez saber que o procedimento é o mesmo, e todos estiveram de acordo.

REAÇÕES

7
   
1
   
0
   
0
   
1
   
0
   
0
   
0