Farmácias vão vender teste de covid-19
Anunciou ministério da Saúde.

A medida foi anunciada pela ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, que garantiu que a medida vai ser implementada em breve.

A ministra esclareceu que os testes a realizar nas farmácias vão ser supervisionados e certificados pelo Instituto Nacional de Investigação em Saúde.

Sílvia Lutucuta, que fazia o balanço da situação epidemiológica do País nas últimas 24 horas, referiu que apesar de a testagem nas farmácias não ser gratuita, como acontece em unidades hospitalares públicas, a população terá uma nova opção de testagem, que antes era feita apenas em unidades hospitalares públicas e privadas.

A ministra disse que há suspeitas da circulação da Ómicron no País, mas que em breve deverão sair os resultados.

"Acreditamos que possamos ter no nosso seio a estirpe Ómicron, como também pode ser uma nova estirpe, por isso não devemos baixar a guarda e lembrarmo-nos que temos circulação comunitária do vírus", realçou

A ministra confirmou os relatos nos últimos dias de pessoas com dor de garganta, febre, dores articulares, corrimento nasal, perda do olfato e sintomas parecidos a outras doenças, como gripe e malária.

"Temos estado a testar, muitos destes casos têm testado positivo, a maioria são mesmo casos de covid-19. Quer dizer que se tiver estas manifestações clínicas deve dirigir-se ao hospital", aconselhou a ministra.

Sílvia Lutucuta disse que Angola tem capacidade para testar outros vírus, além da covid-19, nomeadamente os vírus respiratórios, e até aqui não foram encontrados nas amostras testadas nenhum caso de HN1 ou outros vírus similares.

Angola contabiliza um total de 67.170 casos positivos, 63.894 recuperados, 1.564 casos activos e 1.743 óbitos.

REAÇÕES

1
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0