Falta de racionalidade financeira obriga BNA injectar pouco dinheiro nos multicaixas
O Banco Nacional de Angola, liderado por Valter Filipe, tirou em circulação cerca de 400 milhões de kwanzas, em notas e moedas, para reduzir os levantamos exorbitantes de valores nos multicaixas.
Arquivo de Rede Angola

Segundo Valter Filipe, esta medida visa disciplinar os cidadãos na utilização do dinheiro em nota.

"Temos de mudar a nossa forma de usar e de lidar com dinheiro. Nos outros países raramente se usa a nota e nós queremos andar com um milhão ou dois milhões de kwanzas num saco de notas. Temos de reduzir o uso de notas", disse Valter Filipe. 

Questionado sobre a mesma problemática, Ricardo Veloso, da missão do Fundo Monetário Internacional (FMI) para Angola, concordou com a posição do Governador do BNA, Valter Filipe. Acrescentando que "esta é uma medida muito importante, que ajuda no controlo da inflação e ajuda a reduzir o diferencial entre a taxa de câmbio do mercado de rua e a taxa oficial", destacou o chefe da missão do FMI.

Recordar que Angola vive desde finais de 2014, uma profunda crise financeira e económica decorrente da quebra para metade nas receitas com a exportação de petróleo, tendo desvalorizado o kwanza, face ao dólar, em 23,4% em 2015 e mais 18,4% ainda no primeiro semestre de 2016.

Lusa

REAÇÕES

1
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0