Exploração de diamante incita reforço de cooperação
A exploração de diamantes pode incitar o reforço, no aprofundamento da “cooperação comercial e económica, entre os dois países, que o presidente russo, Vladimir Putin, vai discutir na quinta-feira, em Sochi, com o seu homólogo angolano, João Lourenço.

"O volume de negócios bilateral entre a Rússia e Angola aumentou 42% nos últimos sete meses, atingindo 34,8 milhões de dólares", indicou Yuri Ushakov, porta-voz de Putin, citado pela agência estatal russa de notícias Tass.

Uma área importante da cooperação entre os dois países é a da indústria mineira, nomeadamente, a da exploração de jazidas de diamantes onde a empresa russa Alrosa, co-fundadora da principal empresa angolana de extracção de diamantes, a Catoca - e Ushakov revelou que os dois países estão a desenvolver um programa de cooperação no domínio da geologia e mineração até 2025.

No âmbito da cimeira Rússia-África, segundo uma nota da Casa Civil do Presidente angolano, “constam da missão presidencial em território russo a assinatura de acordos bilaterais em diversos domínios, como o da formação de quadros e a implementação de uma indústria de fertilizantes em Angola”.

João Lourenço faz-se acompanhar a Sochi pelos ministros da Economia e Planeamento, Relações Exteriores, Agricultura e Florestas, Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação e pelo detentor da pasta dos Recursos Minerais e Petróleos, Diamantino Azevedo.

A Rússia fez saber nos últimos dias que o seu comércio com os países africanos ultrapassou a barreira dos 20 mil milhões de dólares no ano passado, mas este registo coloca-a abaixo dos cinco maiores parceiros comerciais do continente, de acordo com o Eurostat, lista encabeçada pela União Europeia, seguida pela China, Índia, Estados Unidos e Emirados Árabes Unidos.

Fonte: Angola 24 Horas

REAÇÕES

1
   
0
   
0
   
0
   
0
   
1
   
0
   
0