Executivo actualiza e vigia nova lista de preços no mercado
O executivo angolano, actualizou uma nova lista de preços a ser vigiada no mercado, através do Ministério das Finanças, no sentido de evitar as especulações de preços associadas ao IVA.

Segundo fonte da Angola-Online.net, apesar dos esforços da AGT para controlar a especulação de preços na terceira semana de cobrança do IVA, em Angola persistem empresas a cobrar indevidamente o Imposto de Consumo, razão pela qual o Ministério das Finanças publicou a tabela de preços vigiados para produtores e importadores.

Os preços na referida tabela, correspondem ao custo unitário por quilo ou litro, conforme o caso, sobre os quais incidem o limite máximo de variação de 20%, esclareceu Vera Daves, ministra das Finanças, num documento de suporte.

De acordo com a fonte, o destaque vai para os bens alimentares não isentos do Imposto sobre o Valor Acrescentado IVA, como o açúcar, alface, cebola, alho, carne bovina, banana, batatas rena e doce, entre outros.

Desde o dia 01 de Outubro corrente, data de entrada em vigor do IVA, a economia do país foi tomada por uma onda de especulações com as empresas a aumentarem os preços, facto que levou a AGT e o INADEC a encerrar alguns estabelecimentos fiscalizados em Luanda.

Fonte: Expansão

REAÇÕES

0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0