Ex-secretário da Unita em Viana foi expulso por desviar 600 milhões de kwanzas
O ex-secretário alegou a Unita estar "caduca" e foi exonerado sem aviso. Porém, o actual diz que é tudo mentira fabricada com ajuda do MPLA.

O ex-secretario da UNITA em Viana teve de ser escoltado e retirado da sala por dez agentes da Polícia Nacional, cujo número é resultante de um pedido de reforço policial feito por dois agentes que estavam em serviço no interior do espaço onde decorreu a conferência de imprensa.

Daniel Jaul chamou a imprensa para dar a conhecer o seu desagrado com a UNITA. Começou a descrever a sua trajectória no partido, em cujas fileiras entrou em 1981, tendo chegado a ocupar o cargo de instrutor político-militar na Jamba, antigo bastião do partido, localizado na província do Cuando Cubango.

Os militantes da UNITA, homens e mulheres, ficaram mais irritados depois de o ex-secretário municipal em Viana ter afirmado que foi exonerado "sem nenhum aviso”. O que aconteceu a seguir foram arremessos de cadeiras e trocas de palavras entre alguns dos presentes na conferência de imprensa e militantes da UNITA.

O ex-secretário municipal da UNITA foi retirado da sala por agentes da Polícia Nacional, numa altura em que os que o contestavam diziam ser "mais um comprado pelo MPLA, na pessoa do primeiro secretário do partido, Bento Bento”.

"Até ontem, eu tinha muita admiração pelo mais velho Daniel Jaul”, afirmou, o secretário municipal interino da UNITA em Viana, Bila Felipe, acentuando que "ele não pode, nem deve, falar mal de um partido histórico, como é a UNITA”.

Sávio Nhany, secretário municipal da JURA, organização juvenil da UNITA, em declarações ao Jornal de Angola, disse que, "desta vez, o MPLA não terá espaço no município de Viana”.

Sávio Nhany acusou Daniel Jaul de ter desviado 600 milhões de Kwanzas, sendo este o motivo que está na origem da sua exoneração do cargo de secretário municipal em Viana. 

REAÇÕES

0
   
0
   
0
   
0
   
1
   
0
   
2
   
1