Estados Unidos da América quer conhecer perfil de João Lourenço
O activista e jornalista angolano Rafael Marques, foi recebido esta quarta-feira, 09, em Washington, pela sub-secretária de Estado para os Assuntos Africanos e pelo adjunto do sub-secretário de Estado para os Direitos Humanos e Democracia, Linda Thomas-Greenfield, dos Estados Unidos.

O Governo norte-americano acompanha com bastante atenção os passos para a anunciada retirada do presidente José Eduardo dos Santos da cena política, depois de mais de 30 anos de liderança dos destinos de Angola, segundo a Sub-secretária, Linda Thomas-Greenfield, Washington não vai interferir no processo eleitoral angolano, mas quer perceber qual será o perfil do sucessor do líder do Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA), no poder.

"Depois de 38 anos, qualquer mudança sempre levanta muitas questões sobre qual será o perfil do sucessor e sobre como ele se estabelecerá na arena internacional e como promoverá as relações com certos países. Há essa preocupação por parte de Washington’’, afirmou o activista angolano Rafael Marques, depois do encontro com Linda Thomas-Greenfield, sub-secretária de Estado norte-americana para os Assuntos Africanos.

O jornalista defende ainda que, a responsabilidade na escolha dos futuros dirigentes cabe ao povo angolano. Acrescentando ainda para que o processo de verificação e fiscalização do ato eleitoral, corra com normalidade, depende muito da capacidade de mobilização dos angolanos.

"Enquanto não houver essa capacidade de mobilização, para além dos partidos políticos, nós teremos sempre as eleições que o poder determinar. E isso não tem nada a ver com o que os Estados Unidos ou qualquer outro país possa fazer. Depende sempre e em última instância da capacidade dos angolanos assumirem a responsabilidade pelo destino do seu país", defendeu o activista e jornalista Rafael Marques.

REAÇÕES

24
   
0
   
2
   
0
   
0
   
7
   
0
   
0