Energia continuará piscar como árvore de natal até final de Dezembro
O ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges, disse ontem em conferência de imprensa realizada em Cambambe, província do K. Norte, e organizada pelo GRECIMA, que os constantes cortes de energia registados um pouco por todo país principalmente em Lunda, vão continuar a ser registados principalmente aos fim-de-semanas, pelo facto de estar em fase de teste e montagens das máquinas da central dois da barragem de Cambambe.

‘’Esses apagões têm sido causado sobretudo pelos testes que estamos a fazer em Cambambe, nós estamos em Cambambe a montar máquinas de 170 mega watts, 175 mega watts cada uma, estas máquinas não vêm montadas de fábrica, elas são montadas aqui no local, peça a peça como se fosse um relógio, é uma montagem de grande precisão, não pode faltar absolutamente nada’’, fez saber o ministro.

As máquinas montadas que são complexas em termos mecânicos, ‘’devem ser ensaiadas sem estarem ligadas a rede e depois de estarem ligadas a rede’’, e quando ligadas a rede verifica-se sempre erros que provocam a caída do sistema ‘’como um castelo de carta’’ pela falta de capacidade.

Quanto ao mês em que se regista mais consumo de energia eléctrica ou seja do natal, haverá cortes parciais de energia eléctrica, mas o ministro garantiu uma melhoria no fornecimento da energia até ao final do mês de Dezembro, quando estarão em funcionamento as máquinas da central dois de Cambambe.

O ministro estabeleceu neste período dos ensaios como zonas prioritárias para o fornecimento de energia, as zonas onde estão localizados hospitais, morgues e outras instituições de impacto social.

João Baptista Borges, revelou que 30 por cento do país está electrificado, um número que deverá subir para 60 por cento em 2025. O ministro prometeu que a partir de Junho do próximo ano o fornecimento de energia poderá ter melhorias significativas com a inauguração da barragem de Lauca.

REAÇÕES

1
   
1
   
0
   
0
   
0
   
2
   
0
   
1