Empresas devem apresentar folha de remunerações on-line
O Instituto Nacional de Segurança Social (INSS) informa que, no âmbito da melhoria do acesso e atendimento de todos Contribuintes do Sistema de Segurança Social, será obrigatório, a partir do dia 1 de Abril de 2021, o uso da folha de remunerações, exclusivamente, pela via electrónica.

Deste modo, as empresas serão impedidas de proceder à apresentação do referido documento de forma manual.

Os Contribuintes que tenham dificuldades de acesso à internet poderão dirigir-se a uma Agência de Atendimento do INSS, onde estará reservado um espaço para que possam fazer a submissão da folha de remunerações on-line. 

Este procedimento permitirá aos Contribuintes consultar toda a informação sobre a sua situação contributiva bem como dos seus trabalhadores de forma remota. Este procedimento será feito com o estrito cumprimento das regras de protecção contra a Covid-19, como de resto decorre o atendimento na rede de agências do INSS.

A folha de remunerações é o documento que reúne a relação de trabalhadores de uma Instituição/Empresa, incluindo a informação sobre os salários e os valores a pagar a título de contribuição para a Segurança Social.

Esta medida, enquadrada nos termos do Decreto Presidencial nº 227/18, de 27 de Setembro, que estabelece o Regime Jurídico de Vinculação e de Contribuição da Protecção Social Obrigatória, visa assegurar que todos os contribuintes cumpram com o pagamento periódico das prestações à segurança social com maior facilidade, segurança e rapidez.

A iniciativa é parte do cumprimento de alguns objectivos e metas inscritos no Plano de Desenvolvimento Nacional PDN 2018-2022 e está inserido no Programa de Modernização do Sistema de Protecção Social Obrigatória.

Para mais informações os Contribuintes podem aceder aos seguintes canais de atendimento no site do INSS.

REAÇÕES

2
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0