Embaixador da Líbia expulso na Grécia
A Grécia anunciou nesta sexta-feira, a expulsão do embaixador da Líbia, por recusar divulgar o conteúdo de um duvidoso acordo com a Turquia, sobre fronteiras marítimas que envolve a zona económica exclusiva grega.

P U B L I C I D A D E

P U B L I C I D A D E

"O embaixador líbio foi convocado ao Ministério hoje de manhã e foi informado da sua expulsão", disse à imprensa o ministro dos Negócios Estrangeiros grego, Nikos Dendias.

O ministro precisou que o embaixador Mohamed Yunis Menfi tem um prazo de 72 horas para abandonar a Grécia e que "a expulsão não significa a interrupção das relações diplomáticas com a Líbia".

O acordo em causa foi assinado a 27 de Novembro em Istambul pelo Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, e o chefe do governo líbio reconhecido pela ONU, Fayez al-Sarraj, e delimita as zonas económicas exclusivas de ambos os países.

A fronteira marítima prevista no acordo passa nomeadamente a cerca de 100 quilómetros das ilhas gregas de Creta e Rodes.

A Turquia argumenta que quaisquer ilhas próximas do continente não podem ter plataforma continental ou zona económica exclusiva própria.

Além da Grécia, segundo fonte da Angola-Online.net, Chipre e o Egipto criticaram o pacto por considerarem que viola o direito internacional.

O acordo turco-líbio de delimitação de fronteiras marítimas "viola o Direito Marítimo internacional [...] e o direito das ilhas gregas a terem fronteiras marítimas", afirmou o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros grego, Alexandros Gennimatas, num encontro com a imprensa.

Fonte: Angop

REAÇÕES

0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0