Eclipse do Sol será visto este domingo em Angola
O fenómeno que acontece quando o disco da lua cobre o centro do disco solar, deixando as bordas exteriores do sol visíveis para formar um “anel de fogo”, visto a partir da terra, será presenciado pelos habitantes das localidades de Lucira e Bentiaba, na província do Namibe, este domingo.
Globo

Segundo noticiou a Angop, o fenómeno será observado e estudado por uma equipa composta por quatro cientistas de nacionalidade francesa que estão desde terça-feira no país. O grupo será coordenado pelo astrofísico angolano Jaime Pombo Vilinga. 

A fase parcial do eclipse terá início às 16 horas e terminará às 18 horas. A linha de centralidade deste eclipse anular do sol atravessará o território nacional do mar ao leste, pelas províncias do Namibe, Benguela, Huíla, Huambo, Bié e Moxico. 

De acordo ainda com a Angop, o também chamado “anel de fogo” só será observado a partir do Namibe, enquanto nas outras localidades, abrangidas pelo eclipse anular, o “espectáculo” será visto como um eclipse parcial do Sol, onde o disco da Lua não cobre na totalidade o disco solar.

RA / Angop

REAÇÕES

6
   
3
   
6
   
0
   
1
   
2
   
7
   
0