Dólar e Euro registam queda nas ruas de Luanda
O dólar norte-americano e o euro, estão agora a registar uma queda de pelo menos 9% nas ruas de Luanda, uma altura em que o kzs pode entrar em momentos de apreciação e recuperação de valor.

Anúncio

Anúncio

O preço para comprar divisas nas ruas de Luanda está em queda, após três semanas em alta de batendo os 70.000 kwanzas numa nota de 100 dólares, depois da liberalização da taxa de câmbio pelo Banco Central angolano (BNA).

Numa ronda feita hoje por alguns dos bairros da capital angolana, as 'kinguilas', como são conhecidas as mulheres que se dedicam à compra e venda de divisas na rua, transacionam uma nota de 100 dólares por 63.500 kwanzas, enquanto cada nota de 100 euros já ronda os 67.000 kwanzas, uma descida de quase 9 % face as semanas anterior.

A regularização das operações passadas, a transparência introduzida no mercado cambial, dos montantes que o BNA se predisponha a colocar na economia e a realização periódica de leilões, são entre outras medidas que estão a contribuir para o equilíbrio do mercado cambial e da economia, de acordo com  Manuel Tiago  Dias.

Falou também, além da política  cambial, sobre  e o relatório do  índice de preços no consumidor nacional, referente aos meses de Agosto a Setembro de 2019, que teve um aumento de 1,45% e uma variação homóloga acumulada dos últimos 12 meses de 16%.

O vice-governador do Banco Nacional de Angola (BNA), Tiago Dias, considerou, nesta quinta-feira, que o Kwanza entrou para uma trajectória de apreciação, depois dos altos níveis de depreciação registados a partir de 23 Outubro.

Fonte: Angola 24 Horas

REAÇÕES

34
   
11
   
6
   
7
   
2
   
3
   
1
   
5