Dois antigos militares feridos e vários detidos em manifestações no Huambo
Dois manifestantes ficaram feridos e cerca de 19 foram detidos quando centenas de antigos combatentes protestavam em algumas das principais artérias da cidade do Huambo para pedir o seu enquadramento na lista dos reformados das Forças Armadas Angolanas (FAA).

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

O incidente ocorreu ao princípio da tarde desta sexta-feira, 20, após uma reunião na unidade militar da região centro-sul, que decidiu que, dos mais de 500 ex-militares nessa condição, apenas 150 serão reenquadrados.

A decisão enfureceu os antigos militares que decidiram marchar até à sede do Governo da província, tendo a polícia tentado parar a manifestação.

Muitos dos antigos militares estavam munidos de armas brancas e houve confrontos entre os dois lados.

"A policia começou a disparar directamente contra os homens. Dispersou os homens com gás lacrimogéneo e deteve 19 manifestantes", precisou a testemunha. Duas pessoas ficaram feridas e foram conduzidas ao hospital, mas apresentam um quadro clínico estável, soube a VOA de familiares que não quiseram gravar entrevista.

João Pereira, morador do bairro Santo António, conta que houve inclusive queima de pneus e outros actos de vandalismo, mas critica o facto de a polícia ter decidido por disparar os manifestantes. Os ex-militares, na sua maioria com deficiências físicas, clamam pelo seu enquadramento como forma de subsistência familiar.

A Polícia Nacional dá ainda conta que estes cidadãos, que reclamam por ingresso nesta corporação, tinham sido reprovados nos testes realizados, por não preencherem os requisitos exigidos para o seu quadro de pessoal.

Por este motivo, a delegação local do Minint apelou a população a manter-se calma e chamou a atenção dos cidadãos licenciados e desmobilizados das FAA de que o ingresso na Polícia Nacional não é automático, obedecendo a critérios próprios de selecção de pessoal de um órgão de segurança pública.

Fonte: Angola 24 Horas

REAÇÕES

0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0