Doença estranha mata pelo menos 10 crianças por dia na Lunda Norte
Uma doença não identificada pelas autoridades sanitárias, cujos sintomas são febre alta e falta de sangue, está matar pelo menos dez crianças por dia, no sector de Cafunfo, município do Cuango, província da Lunda-Norte.

Os técnicos de saúde que falavam ao Decreto, apelam a intervenção urgente do ministério da saúde, para rapidamente encontrarem solução da peste que está causar mortes de menores de idade.

“Infelizmente continuam a morrer várias crianças, porquanto há dias em que o número chega aos dez por dia e muitas outras estão internadas com gravidade, apesar de algumas estarem a recuperar, mas a situação é mesmo preocupante”, dissertou um dos progenitores,que se encontra no Hospital Regional de Cafunfo, espera pela recuperação do seu filho de 7 anos.

O Hospital Regional de Cafunfo,único de referência tem registado enchentes no banco de urgência e consultas externas, situação que se tem agravado com o surgimento da “doença estranha”,afectando crianças.

O banco de urgência do HRC atende nos últimos dias 40 a 60 pacientes diariamente e a área de internamento coloca numa mesma três a quatro crianças, facto que preocupa cada vez mais os pais e encarregados, pois receiam que possam contrair outras doenças contagiosas.

Os pais das crianças vítimas denunciaram que os doentes chegam a morrer num espaço de 24h ou 72h, apresentam febres altas e falta de sangue, avançando mesmo que muitas destas crianças morreram logo na fila, antes mesmo de serem atendidas.

REAÇÕES

1
   
1
   
0
   
1
   
2
   
0
   
0
   
2