Dia da luta contra o Sida Angola aumenta casos da doença
Assinala-se hoje, 1 de Dezembro, Dia Mundial de Luta Contra o Sida, o acto central em Angola teve lugar em Luanda, no Palácio da Justiça, e foi presido pela ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta.

Na ocasião, a ministra apelou a sociedade a participar na marcha de amanhã que partirá da Cidadela Desportiva até a Praça da Família, onde será feita testagem e aconselhamento.

No histórico das vítimas da doença Angola registou mais de 22 mil novos casos de VIH/Sida no primeiro semestre deste ano, deste número perto de mil e 300 são crianças, sabe-se ainda que em 2016 morreram quase 12 mil pessoas afectadas pela doença. 

O director-geral adjunto do Instituto Nacional de Luta contra Sida de Angola, José Carlos Van-Dúnem, descreveu a taxa de prevalência actual da doença no país é equivalente a mais de 500 mil pessoas (2% da população) como "inquietante" e que necessita de medidas para ser invertida.

"Estamos a fazer uma triagem pelo país, olhando para as causas que dão origem a este cenário, para ver se conseguimos diminuir. Porque a luta é sempre reduzir a zero", garantiu o dirigente.

 Foi lançada também hoje o novo modelo de tratamento as pessoas portadoras do vírus do VIH SIDA, que poderá permitir um acompanhamento mais próximos aos seres positivos.

Por: Mateus Mateus

REAÇÕES

1
   
0
   
1
   
0
   
1
   
0
   
0
   
1