Detidos cidadãos com 520 mil dólares falsos quase a serem depositados no banco
Uma anciã de 74 anos, residente no Zango II, em Viana, e um homem de 53, residente na província do Huambo, foram detidos pelo Serviço de Investigação Criminal (SIC) esta terça-feira,11, em posse de 520 mil dólares falsos, prontos a serem colocados no mercado por meio de uma instituição bancária.

Detidos em flagrante delito, nos distritos urbanos do Sambizanga e Zango-2, os suspeitos confessaram pretenderem colocar em circulação as notas falsas através do contacto com pessoas ligadas a uma instituição bancaria em Luanda.

Segundo o SIC, a ideia dos falsificadores era trocar os 520 mil dólares falsos por 260 mil dólares verdadeiros.

Manuel Halaiwa, director de comunicação institucional e imprensa do SIC-geral, contou ao Novo Jornal que os supostos funcionários bancários, cujos nomes foram indicados pelos dois detidos, estão já sob investigação.

"A anciã de 74 anos era a pessoa que fazia os contactos com os supostos funcionários bancários. O cidadão de 53 veio propositadamente da província do Huambo para trabalhar nesta operação ilícita", disse.

Manuel Halaiwa contou que o cidadão foi detido junto à administração do Sambizanga quanto tentava contactar um dos funcionários bancários.

Conforme o superintendente-chefe e porta-voz do SIC-geral, esta rede de falsificadores é composta por mais elementos cujo SIC trabalha para capturar.

Manuel Halaiwa disse que a apreensão desta dupla é resultado de um aturado trabalho de investigação criminal, no âmbito do registo operativo para prevenção de crimes de contrafacção de moeda e não só.

De recordar que no mês de Fevereiros, o Serviço de Investigação desmantelou uma rede criminosa de funcionários bancários que facilitavam a introdução de dólares falsos no mercado.

REAÇÕES

0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
1
   
0