Depois de futebol, Angola volta a conquista troféu
A selecção sénior masculina de hóquei em patins conquistou ontem o primeiro africano da modalidade, ao vencer a congénere de Moçambique, por 5-3, em jogo da terceira e última jornada desta competição, que decorreu no pavilhão multiusos do Kilamba, em Luanda.

Os angolanos, que já haviam goleado na estreia o Egipto por 30-0, terminaram na primeira posição, com quatro pontos, e fruto disso garantiram o apuramento à Elite 8 do Mundial, a disputar-se em Julho deste ano, em Barcelona, Espanha.

Moçambique ficou em segundo (dois pontos) e Egipto em terceiro (zero). O africano ficou reduzido a três selecções, devido à desistência da África do Sul por dificuldades financeiras. 

Esta primeira edição do Campeonato Africano de hóquei em patins é uma inovação, tendo em conta o novo modelo de qualificação aos Jogos Mundiais da Patinagem implementados desde 2017, na edição da China.

Contrariamente aos anos anteriores, em que a qualificação era feita pela classificação no Campeonato do Mundo anterior (agora designado Jogos Mundiais da Patinagem), no novo modelo as selecções apuram-se por via dos campeonatos continentais.

Assim, participam nos Jogos Mundiais da Patinagem as oito melhores selecções no cômputo do continente europeu, asiático, americano e africano.

De salientar que o país conquistou no início do ano o campeonato do mundo de futebol com muletas, ao vencer a congénere da Turquia por 5-4, na final do campeonato do mundo que decorreu no México.

Fonte: Angop

REAÇÕES

1
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0