Debate Livre acolhe candidatos à presidência da UNITA
O programa “Debate Livre”, exibido na TV Zimbo, vai acolher e dar voz, hoje, quarta-feira, os candidatos para a presidência do partido da oposição, UNITA, para apresentação dos seus manifestos eleitorais.

O debate, que acontece depois do jornal da noite, é aguardado com bastante expectativa, sobretudo pelos delegados ao XIII Congresso Ordinário da UNITA, a quem caberá a responsabilidade de eleger o sucessor de Isaías Samakuva, na liderança do partido.

Os candidatos são todos figuras de proa do partido, tratando-se do vice-presidente cessante, Raul Danda, o deputado e porta-voz do partido, Alcides Sakala Simões, o presidente do grupo parlamentar, Adalberto Costa Júnior, o 1º vice-presidente da bancada, Estêvão José Pedro Kachiungo, e o antigo secretário-geral, Abílio Kamalata Numa.

Alcides Sakala, o mais velho entre os candidatos, com 66 anos, é tido como o candidato da continuidade, tendo em conta o facto de a maior parte dos apoiantes serem membros da direcção cessante, entre os quais familiares do fundador do partido.

Adalberto Costa Júnior, nº 3 no boletim, além do apoio de alguns veteranos do partido, como Samuel Chiwale e Ernesto Mulato, tem igualmente, consigo Esmaiel Seteko Sakaita Savimbi e Luyana Ginga Sakaita, que, recentemente, desafiou a UNITA a mostrar que combate o racismo elegendo como presidente Adalberto Júnior, que, tal como ela, é mestiço.

Na luta pela liderança está, também, o general na reserva Abílio Kamalata Numa, que, tal como José Kachiungo, concorre pela segunda vez à liderança da UNITA, mas desta vez sem a concorrência de Samakuva. Kachiungo, o mais jovem entre os candidatos, com 56 anos, é o nº 1 no boletim e Numa é o 4. 

Não menos importante, está, igualmente, na concorrência Raul Danda, nº 2 no boletim, que realçou o facto de ter atingido a vice-presidência do partido como uma das vantagens para a sua eventual eleição no mais alto cadeirão do partido.

Fonte: Angola 24 Horas

REAÇÕES

1
   
1
   
1
   
1
   
0
   
0
   
0
   
0