David Mendes já não é deputado da Unita - Partido alega perseguição a Adalberto Costa
O divorcio entre o advogado e o maior partido na oposição foi formalizado. Galo Negro alega perseguição ao seu líder.

A UNITA aceitou a saída de David Mendes da sua bancada parlamentar. Esclarece numa nota com oito pontos a polemica e afirma ser alvo de uma campanha para desestabilizar o partido.

1- A UNITA tem, desde a sua fundação, a democracia como um dos seus princípios fundamentais, pelo que a pratica com convicção, respeitando a livre expressão e as normas com que se regem as instituições e sociedades democráticas. A pretenção de integrar figuras independentes nas listas de deputados à Assembleia Nacional foi uma decisão dos órgãos deliberativos da UNITA, em 2008, visando incluir e fazer participar quadros angolanos de várias matrizes para a consolidação do Estado Democrático de Direito, sem nunca condicionar tal inclusão à filiação no Partido.

2- No afã das últimas eleições gerais de 23 de Agosto de 2017, o Dr. David Mendes integrou a lista de Deputados do Grupo Parlamentar da UNITA à Assembleia Nacional, como Independente, mediante um compromisso escrito e por ele assinado.

3- Enquanto comentarista no Programa “Revista Zimbo” aos Domingos, o deputado David Mendes teve sempre o cuidado de referir que o fazia enquanto independente pois, foi sempre esta a sua linha. A isto chama-se liberdade de pensamento, de expressão e de opinião, pelo que em nenhum momento teria sido censurado qualquer conteúdo das suas intervenções, na mídia ou no Parlamento, porquanto as suas intervenções no Parlamento sempre foram feitas de improviso.

4- Sobre as supostas ameaças de morte de que foi alvo, o presidente do Grupo Parlamentar e outros membros do Partido, ao tomarem conhecimento das denúncias feitas pelo deputado, manifestaram a sua solidariedade, pois para a UNITA nunca se deve pòr em causa a integridade física de ninguém.

5- O Grupo Parlamentar da UNITA denuncia a campanha instrumental de autoria bem conhecida, visando atingir a direcção do Partido na pessoa do seu Presidente, Eng Adalberto Costa Júnior,a quem o Grupo Parlamentar reitera a sua lealdade e apoio incondicional.

6- O Grupo Parlamentar da UNITA reafirma a sua vontade de trabalhar com todas as forças vivas do país, para a consolidação de um Estado verdadeiramente Democrático e de Direito, onde as liberdades de expressão, imprensa, manifestação e associação, bem como a separação de poderes sejam a bussóla e o modo de vida das pessoas e instituições.

7- O Grupo Parlamentar da UNITA respeita a decisão do deputado Manuel David Mendes, no plano dos direitos, liberdades e garantias fundamentais e, por isso, o direito que lhe assiste de fazer as suas escolhas políticas.

8- Aproveita este momento para endereçar agradecimentos ao deputado David Mendes por ter integrado o Grupo Parlamentar da UNITA, emprestando o seu saber ao debate parlamentar em sede da Assembleia Nacional e desejar-lhe boa sorte.

REAÇÕES

0
   
1
   
1
   
0
   
1
   
0
   
0
   
0