Colégio Turco não encerrou por ensinar alcorão, mas pelos donos serem suspeitos de Golpe de Estado
O colégio Turco, conhecido também por Esperança Internacional, localizado no Benfica, em Luanda, foi encerrado na passada sexta-feira, 10, pelo Ministério da Educação por estar ilegal, mas informações dão conta que o referido colégio foi encerrado pelos proprietários fazerem parte do clérigo muçulmano Fethullah Gulen, responsável pela tentativa de Golpe de Estado na Turquia.
Foto de NJ

Segundo um dos responsáveis do colégio, cuja identidade não revelou, em declarações à MFM, disse que o colégio foi encerrado pelo facto de ensinarem o alcorão e outras culturas alheias a angolana, e ‘’deram-nos cinco dias para abandonar o país’’.

Mas as causas do encerramento continuam a provocar outros contornos, de acordo com à Folha 8, o colégio foi encerrado porque os proprietários fazem parte do clérigo muçulmano Fethullah Gulen, responsável pela tentativa de Golpe de Estado na Turquia. E o Governo turco, na voz de Tayyip Erdogan (presidente da Turquia), pressionou o Governo angolano a encerrar o colégio pelos proprietários estarem a ensinar ‘’terrorismo’’.

Em resposta, a estudante de 17 anos do referido colégio, de nome Tchissola, num vídeo de 9 minutos, esclarece que os professores não fazem parte do Fethullah Gulen, e que o mesmo movimento é humanista e não terrorista.

"Esse movimento [lançado por Fethullah Gulen] não tem nada de errado, é um movimento humanista, que tem como objectivo mostrar ao mundo que nem todos os muçulmanos são extremistas", defendeu a estudante, acrescentando, "não fazemos parte do movimento, mas se fizéssemos não teria mal nenhum".

A mesma condenou a acção da Polícia Nacional e do Serviço de Migração e Estrangeiros aquando do encerramento da instituição de ensino. "Eles foram violentos, eles nos agrediram física e moralmente porque fizeram tudo na presença de crianças", disse fazendo saber,"incomoda-nos estarem a tratar os nossos professores como criminosos porque somos como família".

Tchissola diz que sempre o colégio primou pela qualidade de ensino e promoção de actividades de carácter educacional, tendo viajado para representar o país em nome do colégio, nos EUA, Holanda e Azerbaijão, onde ganhou prémios junto com demais colegas.

REAÇÕES

3
   
4
   
0
   
0
   
1
   
3
   
0
   
2