Cinco sinais para detectar o cancro da mama
É importante ficar atenta a quaisquer mudanças que possam estar ocorrendo, além de acompanhar suas mamografias e exames anuais

1. Pele com escamação, irregular ou inflamada

Você conhece seus peitos e todas as suas pequenas peculiaridades. “Portanto, se você notar alguma mudança em sua aparência normal, preste atenção”, orienta Debra Patt, ginecologista e obstetra especialista em câncer de mama no Texas Oncology, do The US Oncology Network (EUA). 

“Qualquer sinal incomum, vermelhidão, inchaço, ondulação ou rugas na pele da mama, ou ao redor do mamilo deve ser verificado pelo seu médico”, explica ela.

2. Alterações no mamilo

“Somente manequins têm mamilos perfeitos, pontudos e bem comportados. A realidade é que nós, pessoas normais, temos que lidar com diferentes cores e tamanhos, posições, texturas e pelos” diz Neelima. 

Tudo isso é normal, desde que você já conheça seus seios dessa forma”, completa. 

Ela explica: se os seus mamilos têm um formato diferente desde que se desenvolveram, eles simplesmente são assim. Contudo, se eles mudaram repentinamente, é necessário procurar um médico. Qualquer mudança nos mamilos, incluindo cor e textura, precisa ser verificada para descartar o câncer. 

“E, diga-se de passagem, mamilos com pelos não têm nada a ver com câncer e são totalmente normais! Uma em cada três mulheres tem, mesmo que não admita”, acrescenta.

3. Vazamento pelo mamilo

Há algo mais preocupantes do que seus seios esguicharem líquidos quando não há um bebê envolvido? 

“É normal ‘perder’ leite durante a gravidez, durante a amamentação, e até um ano após o desmame do bebê. Contudo, se você notar qualquer vazamento em qualquer outro momento, você precisa ser avaliada por um médico”, diz Debra. 

Líquidos aleatórios, especialmente vermelho, verde ou se tiver algum odor, podem significar que você está com um problema, incluindo câncer de mama ou da glândula pituitária (ou hipófise, glândula pertencente ao sistema endócrino) ”, explica ela.

4. Inchaço com dor

Seios inchados e doloridos também podem estar ligados ao câncer de mama. “Tudo está relacionado com o tamanho e a localização do tumor, que pode ser responsável por uma mudança de tamanho ou formato do seu peito”, explica Debra. 

A maioria das mulheres que relatam dor nas mamas não tem câncer. Contudo, se isso não tiver relação com seu ciclo menstrual, você não está amamentando ou esse incómodo não desaparece, vá ao médico”, acrescenta.

5. Alterações que não estão relacionadas aos seus seios

Dor nas costas, no pescoço e perda de peso inexplicável são outros sintomas que levaram mulheres a procurar atendimento médico e obter o diagnóstico de câncer de mama, segundo o estudo do NCRI. 

Isso porque essa doença pode se espalhar antes de ser detectada, causando sintomas em partes do corpo que não têm relação com os seios. Não é possível identificar todos os possíveis sinais de câncer de mama — essa lista seria longa demais para ser significativa. 

Então, quando se trata de detecção precoce, você é sua melhor arma, aponta Neelima. “No geral, qualquer alteração persistente e perceptível deve ser verificada por um médico”, completa.

Fonte: WH

REAÇÕES

0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0