Caso 500 milhões: Valter Filipe sofre 30 paradas cardíacas por dia
O organismo de Valter Filipe, antigo governador do BNA, sofre 30 paragens repentinas da circulação sanguínea, por incapacidade de o seu coração bombear sangue quando ele embala no sono, revelou o próprio, ontem, em tribunal.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

O sono, que deveria ser um momento de descanso e de recuperação da energia despendida durante o dia, é um momento de apreensão para o ex-banqueiro Valter Filipe e para as pessoas que lhe são próximas.

Quando, há mais de dois anos, a médica Sílvia Lutukuta, actual ministra da Saúde, o recebeu no seu consultório, não teve dúvidas de que estava diante de um caso de apneia que requer um tratamento especializado que não seria possível no país, aconselhou-o a procurar ajuda no exterior, Valter não hesitou.

“Fui submetido a uma intervenção cirúrgica em Espanha e os médicos que a realizaram têm de acompanhar o meu estado clínico, o que não tem sido possível devido a este processo”, afirmou, mas ou menos nestes termos, ao esclarecer ao tribunal por que razão na Quinta-feira se ausentara do Palácio de Justiça sem o ter comunicado às autoridades judiciais.

Em causa estava o facto de o juiz da causa, João Cruz Pitra, ter inquirido o seu defensor, Sérgio Raimundo, sobre a sua ausência na sessão de Segunda-feira. Valter disse que não se fez presente porque teve que se deslocar à unidade sanitária onde tem recebido tratamento ambulatório para mitigar a sua situação.

Disse que a Clínica Girassol, afecta à Sonangol, é a única unidade de saúde do país que dispõe de um aparelho igual ao que os especialistas espanhóis utilizam para aferir os resultados da operação e não só, porém, está avariado.

Sem saber o estado da doença, se está a ser devidamente combatida ou não, Valter tenta levar uma vida normal, cumprindo “à risca” as recomendações médicas. Uma delas consiste em dormir ligado a uma máquina que auxilia o seu organismo sempre que regista paragens cardíacas, maquina essa que, ao amanhecer, contabiliza a quantidade de vezes que ocorreram tais paragens.

Fonte: Opaís

REAÇÕES

0
   
2
   
0
   
0
   
1
   
0
   
0
   
1